Transformadores de aterramento (para obtenção de ponto neutro independente)

Os transformadores de aterramento, também conhecidos como transformadores de obtenção de neutro independente, são aplicados em muitas situações onde o arranjo do sistema elétrico exige que seja criado um ponto de aterramento de neutro adicional, ou simplesmente criar este ponto quando o mesmo não existe.

É altamente recomendável que um sistema elétrico trifásico comercial ou industrial seja mantido com aterramento do neutro, pois durante períodos de faltas fase-terra, existe a possibilidade real de ocorrência de sobretensões transitórias que podem danificar a isolação de motores, transformadores, cabos, bem como outros componentes e/ou equipamentos importantes. Outra razão para se implementar o aterramento do neutro se relaciona com as dificuldades de se identificar o local da falta fase-terra em sistemas com neutro isolado flutuante, isto é, neutro sem conexão à terra.

Num sistema trifásico 220V, em locais cujo sistema de fornecimento de energia elétrica da concessionária o transformador de distribuição não tem o secundário conectado em estrela (Y), geralmente o neutro fornecido apresenta uma tensão de 110V entre duas fases e cerca de 190V em relação a terceira fase, o que dificulta totalmente a distribuição equalitária de cargas fase-neutro entre as três fases do sistema trifásico. Este transformador corrige este problema, permitindo obter uma tensão fase-neutro equilibrada de 127V a partir de um ponto de neutro totalmente independente. A conexão em zigue-zague deste transformador permite a filtragem da terceira harmônica.

Potência Máxima: até 20kVA (rede trifásica).
Aplicações: redes trifásicas sem o terminal neutro e para filtragem da terceira harmônica para aterramento.