Transformador bifásico para trifásico

 

Apresentação e aplicações:

O transformador bifásico para trifásico, consiste num arranjo simples de dois transformadores monofásicos isoladores formando uma ligação do tipo V-V (duplo V) nos enrolamentos primário e secundário de ambos. Esta configuração permite a partir de uma rede bifásica com neutro (fase-fase-neutro), obter no enrolamento secundário, uma tensão trifásica (fase-fase-fase) totalmente isolada do enrolamento primário e dispensando-se totalmente a necessidade de circuitos eletrônicos como ocorre nos inversores de frequência.

Este transformador é recomendando em aplicações de média e pequena potência para alimentação de cargas trifásicas ou para desenvolvimento de fontes de corrente contínua com retificadores trifásicos a partir de uma rede bifásica, onde a escolha deste transformador é uma opção mais simples e vantajosa em relação aos conversores eletrônicos, pois além de fazer a conversão, pode apresentar diversos valores simultâneos de tensão de acordo com a necessidade do projeto da fonte.

Observação:  é possível realizar a conversão bifásico para trifásico com este transformador, somente utilizando uma rede de alimentação bifásica de três fios (fase-fase-neutro). Não é possível utilizando uma rede bifásica de dois fios (fase-fase) ou monofásica (fase-neutro).

Potência Máxima: 5kVA com alimentação bifásica com neutro em 220V ou 380V.