Clique aqui para retornar a página da Edufer.

Resolução de vídeo do monitor:

O que são pixels?
A tela de vídeo do seu computador é definida por pequenas células chamadas de "pixels" que é uma unidade de medida. Então seu vídeo pode ser configurado, você pode definí-lo com mais ou menos pixels, o que nós chamamos de resolução de vídeo. Então quanto maior o número de pixels, mais informações poderão ser exibidas na tela. No caso da resolução 1024x768 seriam 1024 pixels na largura e 768 pixels na altura do vídeo. Veja por exemplo nas figuras abaixo a diferença entre as resoluções de 800x600 e 1024x768 pixels:
Vídeo na resolução de 800x600 pixels
Vídeo na resolução de 1024x768 pixels
Imagem 1: Resolução 800x600
Imagem 2: Resolução 1024x768
Por que mudar?
Mudar a resolução do monitor para 1024x768 ou mais aumenta significativamente sua área de trabalho e funciona perfeitamente em monitores a partir de 14 polegadas. O aumento da área de trabalho também facilita a navegação em toda a Internet, ao diminuir a necessidade de usar as barras de rolagem.
Como fazer?
Minimize todos os programas abertos, clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho do Windows. Aparecerá uma pequena janela, ver imagem abaixo, com o botão esquerdo clique em "Propriedades" : Abrirá uma nova janela chamada "Propriedades de Vídeo", selecione o item "Configurações" (veja figura abaixo), mova com o mouse o controle de resolução de 800x600 para 1024x768 pixels ou superior se possível.
propriedades de vídeo
Se desejar fontes grandes, nesta mesma janela clique em "Avançadas", deverá ser o último botão da janela antes do OK, e selecione "Fontes grandes", clicando em OK. Se o computador pedir para ser reinicializado, salve os arquivos abertos que foram minimizados, feche todos os programas e clique em OK. Você também pode clicar em: Iniciar/Configurações/Painel de Controle/Vídeo/Configurações. Mova com o mouse o controle de resolução de 800x600 para 1024x768 pixels ou mais. Feche todas as janelas com OK. Se o computador pedir para ser reinicializado, salve os arquivos abertos, feche todos os programas e clique novamente em OK. Algumas placas de vídeo como a Diamond, instalam um aplicativo próprio para mudança de resolução, que é acionado ao clicar com o botão direito do mouse sobre um ícone na barra de tarefas do Windows (em baixo e à direita na tela do seu monitor). Se achar as letras pequenas com a nova resolução, experimente habilitar fontes grandes, na mesma caixa de diálogo "Configurações de Vídeo".

Volta ao início da página >