Carregadores de bateria

Projeto
Para baterias de chumbo-ácido (PbSO4), níquel-cádmio (NiCd) ou Níquel Metal Hidreto (Ni-MH). Montagem em gabinete plástico ou metálico em alumínio ou ferro pintado. Tensão de entrada: 110V ou 220V/60Hz, em rede monofásica, bifásica ou trifásica.
Venda sob medida
Especificações:
Modelos de funcionamento inteligente projetados exclusivamente para baterias a partir de 6V até 36V de tensão e 0,5A até 50A de corrente máxima para alimentação monofásica, bifásica ou trifásica.
Características:

A diferença entre o carregador automático para o manual, reside no fato do modelo automático ter ligamento e desligamento totalmente automático, não necessitando nenhuma intervenção do usuário para verificar se a bateria atingiu o nível ideal de carga para ligar ou desligar.

A única intervenção necessária, se faz de forma periódica para avaliar se não há oxidação nos terminais da bateria e/ou fazer a reposição da solução no caso de baterias de chumbo-ácido (PbSO4) automotivas não-seladas. Os carregadores automáticos de bateria inteligentes fabricados pela Edufer possuem 4 leds coloridos que monitoram constantemente o estado de carga da bateria e assim o usuário tem uma indicação precisa do real estado de carga da mesma, dispensando-se assim a necessidade de instrumentos de medição sensíveis e de custo elevado.

Aplicações:

Recomendado para as mais diversas aplicações (pesca, náutico, automotivo, hospitalar, rural, industrial, aeromodelismo, etc) quando a bateria é utilizada muito freqüentemente ou diariamente principalmente nas industrias, onde é necessário que o processo de carga da bateria seja sempre contínuo (24hs por dia), preciso e automatizado.

Veículos elétricos:  Fabricamos também carregadores utilização em veículos elétricos de grande utilização como cadeiras de rodas elétricas motorizadas, scooter motorizados, lifts elétricos (guincho de transferência), skates elétricos, além de carregadores para empilhadeiras e carregadores para aeromodelismo.

Descritivo de funcionamento:
Basta conectar a bateria aos terminais do carregador e deixa-la de preferência num local bem arejado e de fácil acesso. Enquanto houver tensão da rede no primário do transformador do carregador, a carga da bateria se manterá sempre constante. O acompanhamento da carga se faz através de 4 leds coloridos que indicam o estado de carga da bateria conforme a tabela abaixo:
Cor do led:
Carregador 6V:
Carregador 12V:
Carregador 24V:
Função:
Vermelho
> 6,6V
> 13,2V
> 26,4V
Indica carga alta
Verde
>= 6V
>= 12V
>= 24V
Indica carga normal
Amarelo
< 6V
< 12V
< 24V
Indica carga baixa
Laranja
= 7,12V a 7,25V
= 14,25V a 14,5V
= 28,5V a 29V
Carga completada

Obs: normalmente sempre um ou dois dos 4 leds estará aceso. Caso nenhum deles acenda, é porque provavelmente houve o rompimento de um dos fusíveis de proteção ou então a bateria se descarregou por completo, pois neste caso houve uma demora muito longa no retorno da energia elétrica, superior ao tempo máximo de autonomia da bateria. Além dos 4 leds de monitoramento, existe também o led piloto localizado na chave liga-desliga que informa se o carregador está ligado a rede elétrica.

Manutenção preventiva:

Para que o carregador possa ser utilizado de forma adequada, é indispensável acompanhar periodicamente o estado de conservação da bateria. Caso seja utilizada bateria do tipo chumbo-ácido (PbSO4) não-seladas, é fundamental verificar o nível da solução, pois a cada carga e descarga ocorrerão perdas por evaporação.

Neste caso deve-se completar o nível da solução com água destilada. Isto não será necessário, caso utilize bateria do tipo selada, pois a mesma dispensa estes cuidados.

Além disso, é importante também verificar sempre o estado de conservação dos terminais da bateria, para que não haja oxidação e corrosão nos mesmos. Isto evitará eventuais maus-contatos e prolongará a vida útil da bateria.

Tempo de carga:

Será determinado em função da capacidade da bateria utilizada em Ah (Ampéres-hora) e pela corrente máxima do carregador. Quanto menor a capacidade da bateria (ou maior a corrente máxima do carregador), menor será o tempo de carga.

Exemplo: um carregador de 5A utilizando uma bateria de 12V com 90Ah de capacidade irá proporcionar 18 horas de carga. Com um carregador de 10A utilizando uma bateria de 45Ah de capacidade o tempo de autonomia será de 9 horas.

Escolha do carregador:
Por questões de segurança, recomenda-se que a corrente máxima do carregador tenha cerca de 10% do valor nominal da capacidade da bateria, proporcionando assim carga lenta eficiente e maior vida útil a mesma. Exemplo: para uma bateria de 100Ah, recomenda-se um equipamento de 10A de corrente máxima.
Proteções:
O carregador possui dois fusíveis de proteção: um na entrada e outro na saída. Internamente existe proteção contra sobrecarga com limitação de corrente, para que a mesma não ultrapasse o valor máximo projetado.
Obs: na saída do carregador é fornecido no mínimo 1metro de cabo tanto para a alimentação, quanto para a saída de conexão a bateria.
Opcionais: pode-se solicitar sob encomenda que o carregador ofereça:
Ajuste de corrente Amperímetro ou voltímetro
Terminal ou plugue especial (*) Alimentação monovolt ou bivolt (**)
(*) O padrão de saída da maioria dos carregadores de bateria fabricados pela Edufer normalmente é a garra-jacaré. No entanto, para aplicações mais específicas como o caso de veículos elétricos de grande utilização como cadeiras de rodas elétricas motorizadas, scooter motorizados, Lifts elétricos (guincho de transferência), skates elétricos, entre outros, fornecemos com saída com plugue do tipo XLR (Canon) ou outros conforme a necessidade do seu equipamento.

(**) O modelo monovolt (tensão única de alimentação) tem um custo entre 5 a 15% menor em relação ao modelo bivolt (110/220V), dependendo da corrente de carga do carregador solicitado.

Outras características: é possível carregar múltiplas baterias em paralelo. No entanto, quanto maior o número de baterias, maior será o tempo de carga das mesmas. Esta desvantagem não ocorre ao se carregar um conjunto formado por 4 baterias de 3V em série ligadas a um carregador de 12V por exemplo.